terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nederlandse Pie (torta Holandesa)



   Essa receita é muito fácil de fazer, mais requer muita paciência do "chef". Pois temos que ter bastante atenção na hora de bater e empilhar as camadas. É preciso que tenha uma batedeira em mãos, para poupar dores nos braços, pois é muito cansativo. Gastos aproximadamente de R$ 20,00, para 15 porções. Então vamos ao que nos interessa!


Ingredientes 

Massa:

200g de manteiga sem sal (não pode ser margarina)
150g de açucar
400ml de creme de leite
2 pacotes grandes de bolachas de maizena (daqueles grandes que vem com 3 pacotes em um só)
aproximadamente 0,5 litro de leite para molhar as bolachas

Cobertura:
300 gramas de chocolate derretido
ou o mais pobre
uma lata de cobertura de chocolate para doce de festa(estilo moça fiesta).
OBS: se desejar dobrar a receita, dobre todos os valores, exceto o creme de leite que você tem a opção de aumentar até somente 600ml. A questão é que com menos creme de leita a receita fica mais consistente e mais facil de conjelar, mas possui um gosto mais forte. Com mais creme de leite fica mais suave.
Preparação:

Para começarmos a massa jogue na batedeira o tijolo de manteiga com o açucar. bata esta mistura até não querer mais. A questão aqui é que quanto mais você bater, menor será o gosto de manteiga apresentado no final, ja que cada marca de manteiga provoca um tempo diferente na batedeira, não posso contar quanto tempo durara. O ponto é quando ala estiver uniforme a apresentar outra cor que não a amarelada da manteiga, alem de estar mais maleavel do que a manteiga original.

Quando perceber que a mistura está boa, adicione o creme de leite que é o toque que retirará de vez o gosto de manteiga alem de dar aquela consistencia cremosa e suave tão esperada pelo publico desta sobremesa.

Bata o creme de leite até que a massa fique ainda mais cremosa e com uma cor aproximada ao branco. Assim que estiver pronto reserve ela proximo e começe a preparar as camadas da sobremesa.

Pegue um recipiente pequeno e adicione um pouco de leite, não todo para não fazer sujeira, separa as bolachas e recipiente onde armazenara a sobremesa. Molhe as bolachas no leite a faça uma camada das mesmas na forma ou pote, não se preocupe com as frestas que fiquem no fundo, a sobremesa escorrera um pouco e ficará uniforme.

Em seguida faça uma camada com a massa que fizemos, e não seja sovina ao fazer está camada (pode usar de sua gordisse para tal). Após feita repita o processo de colocar uma camada de bolachas e 1 de massa até a massa acabar.

Ao final de tudo, faça mais uma camada de bolachas e prepare a cobertura.

Acobertura consiste simplesmente em derreter o chocolate ou espalhar a cobertura de doces que prefere, aqui vai mais de sua imaginação do que da receita. Eu particularmente gosto de usar chocolate garoto derretido com creme de leite.
Leve a sobremesa à geladeira (não leve ao freezer a não ser queira comer pedra!) e após duas horas ou três dependendo da quantidade de camadas, ela estará pronta para servir. Se dobrar ou multiplicar a receita, reserve-a na geladeira durante a noite para servi-la no outro dia, fica melhor quanto mais gelada.

Ao final se quiser dar um toque especial, decore as laterais com aqueles biscoitos alto nivel, ou outras coisinhas que agradem seu paladar, antes de resfria-la, se você fizer isso ninguem duvidara que sua receita é digna de um gourme (até porque on nivel de glicose deles os deixará mais sucetiveis a elogios).

Ótimo apetite, e até a próxima receita. 

Um comentário:

  1. ...parace fácil vou fazer está maravilhosa receita de torta holandesa, depois volto e posto se ficou legal do meu modo de fazer diante da receita.

    ResponderExcluir