terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Facas Culinárias

 - Agora não é nada de receitas, e sim falar um pouco da inseparável ferramenta de um chef, como esta acima, no título, FACAS CULINÁRIAS.





 As facas culinárias têm como objetivo a chamada "découpage",  ou seja trinchar, filetar, fatiar as carnes, aves, peixes, tarefa feita muitas vezes no salão dos restaurantes mais sofisticados, diante dos clientes. Os utensílios de melhor qualidade são as facas com cabo em material sintético e lâmina em aço inoxidável com liga cromo-molibdênio.


       - Dicas de amolação

     Amolador de aço

 Segure o afiador de aço em uma das mãos. Com a outra mão, segure a faca pelo cabo.
Coloque a faca logo abaixo do cabo do amolador, com o cabo da faca tocando o fundo do cabo do amolador. Com a faca em um angulo de 25 graus em relação ao amolador, mantenha o amolador firme e desça a faca pelo cilindro de aço. Repita seguidamente até que toda a superfície cortante da faca tenha passado pelo amolador pelos dois gumes.


     Pedra de amolar

Você pode usar uma pedra seca ou molhada.Coloque a pedra em uma superfície rígida.
Segure a faca pelo cabo e coloque-a em um ângulo de 25 graus com relação à pedra.
Puxe a faca em sua direção e pela pedra.Repita o processo no outro gume.


       - Lavagem da lâmina



 A lâmina deve ser lavada somente com água e detergente. Pegue a parte lisa da esponja, coloque 5 gotas de detergente, e com muito cuidado com os dedos, faça movimentos de “zig-zag” debaixo da torneira para também ser enxaguada. Segue-a e guarde em um local seguro, de preferência longe do alcance das crianças.

  
      - Porta Facas (faqueiros)




  Uma dica de guardar suas facas em um lugar práticos, é o uso de faqueiros. Os mais usados são os modelos “tradicionais” de faqueiros, o custo varia, encontramos faqueiros normais a partir de R$ 20,00.
 Já pra quem gosta de inovar, indico o uso de modelos “brinquedinho” que ultimamente muitos chefs e cozinheiras domésticas estão adquirindo. O preço varia muito no tamanho e o conforto que trazem para as facas, sendo que um “brinquedinho” simples o preço pode chegar até R$ 200,00.




  Essa foi algumas dicas de uso de facas culinárias. Até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário